Na primeira pessoa, um padre conta a história da sua vocação, num vídeo que nos convida a olhar para o sacerdote como alguém bem mais próximo de nós do que algumas vezes pensamos.
“Dirijo-me a ti, amigo, e ainda que não me conheças, e que, provavelmente nunca te tenhas cruzado comigo, sinto-te como um amigo, um filho, um pai”. Assim começam os quinze minutos de um testemunho muito belo sobre a vocação sacerdotal. E segue logo o convite à conversão por via da confissão.
A história deste homem, tão simplesmente contada, é um vídeo feito na escola de televisão Septima Ars de Madrid, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude de 2011 e surge como um claro convite a aproximarmo-nos dos sacerdotes e ajuda-nos a perceber que o sacerdócio não é mais do que um dom de Deus a homens em tanta coisa iguais a outros.
O vídeo aborda, ainda, as Bem-Aventuranças, mostrando-nos a figura do sacerdote, alter-Christus no meio do Povo, como uma figura presente, atenta e próxima, num claro convite a que cada um de nós se aproxime e cultive uma amizade verdadeira e pura com os sacerdotes, presentes de Deus para o mundo.
No ano da Misericórdia, em Semana de Oração dos Seminários, este vídeo surge como um convite à oração por aqueles que se preparam para o Ministério Ordenado e, ainda, pelos sacerdotes, que, generosamente e de modo absolutamente oblativo, se fazem servos de Deus e dos Homens, conscientes de que a vocação é “um dom que os ultrapassa”.
Em suma, um vídeo que nos convida a olhar pelos sacerdotes e por aqueles que, generosamente, desejam fazer de suas vidas, uma entrega a Jesus por ti, por mim, pelo mundo.
Deixamos-te ainda o guião de oração pelos seminários aqui.