A Quaresma e o Ciclo da Paixão de Cristo

A Quaresma e o Ciclo da Paixão de Cristo

“Na próxima sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016, pelas 18h30, o MDS acolherá a terceira conferência do Ciclo ARTE E ICONOGRAFIA CRISTÃ.
Uma ótima oportunidade para viver intensamente este tempo da Quaresma, descobrindo a simbologia e mensagens das obras de arte, que Tiago Moita irá apresentar.
Inscrições abertas.

O Museu Diocesano de Santarém organiza, ao longo do ano pastoral de 2015/2016, um ciclo de conferências dedicadas à “Arte e Liturgia Cristã: ciclos iconográficos da vida de Cristo e dos Apóstolos”. Seguindo os principais Tempos Litúrgicos da vida Igreja, propõe-se uma viagem pelos mais importantes ciclos iconográficos neotestamentários e as suas formas de representação ao longo dos séculos, ricamente ilustrados com imagens de obras de arte nacionais, internacionais e diocesanas.  A formação ficará a cargo de Tiago Moita e P. António Pedro Boto de Oliveira.

Tiago Moita é licenciado em Teologia e em História da Arte e doutorando em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa / P. António Pedro Boto de Oliveira é docente de Arqueologia e Arte Cristã e Estética e Teologia na Universidade Católica Portuguesa, e de Arte e Património no Ano Pastoral no Seminário Maior de Cristo-Rei (Olivais).

Organização e inscrição
O ciclo de conferências está organizado em cinco sessões, uma em cada mês, entre dezembro de 2015 e abril de 2016. Cada sessão decorrerá à sexta-feira, das 18h30 às 20h00, nas instalações do Museu Diocesano de Santarém. As inscrições realizam-se através de formulário (aceda aqui diretamente) ou por e-mail geral@museudiocesanodesantarem.pt, e terão um valor de 10 euros por sessão individual, ou 40 euros para curso completo.”