Exercícios Espirituais Inacianos

Exercícios Espirituais Inacianos

download

O que são os Exercícios Espirituais Inacianos?

“A primeira resposta a dar é simples e clara: os exercícios não se definem, fazem-se! Ou seja, os exercícios são essencialmente uma experiência. “Assim como passear, caminhar e correr são exercícios corporais”, diz Santo Inácio, “a todo o modo de preparar e dispor a alma (…) para procurar e encontrar a vontade de Deus se chamam Exercícios Espirituais”.

Os Exercícios são então um método ou um caminho – nascido da experiência pessoal de Santo Inácio de Loiola (fundador da Companhia de Jesus, no século XVI) – que nos ajuda a estarmos cada vez mais abertos e atentos para descobrir o que Deus quer de nós, isto é, a nossa verdadeira felicidade. Para isso, precisamos de nos dispor a descobrir e potenciar os sinais da presença de Deus na nossa vida [o que nos dá paz, nos enche de alegria, nos aumenta a esperança (Santo Inácio chama-lhe “consolação”)] e a colaborar com Deus para eliminar tudo aquilo que nos afasta dele e dos outros [o que nos fecha em nós mesmos e nos deixa tristes e sem esperança, mesmo que seja momentaneamente prazenteiro (“desolação”)].

Os Exercícios são feitos em silêncio e com a ajuda de um acompanhante ou guia espiritual. A Experiência está prevista originalmente para um mês, mas existem muitas propostas adaptadas, de 3 a 8 dias, para começar. Se gostavas de experimentar mas tens algum receio, pergunta a quem já fez: tenho a certeza de que a sua resposta não te deixará indiferente!”

Marta Heleno, aci

Mais sobre a espiritualidade inaciana, aqui!

http://www.essejota.net/index.php?a=vnrhrtqqulvhusqluprhrsqhutrhqqqkqruiqjrrrnvvqnrsrnuqqoqhrg