IV Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil‏

IV Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil‏

IV Jornadas Nacionais55

Nos próximos dias 25 e 26 de setembro, vão realizar-se mais umas Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil‏. Este ano o tema propõe que se reflita sobre o “Jovem (t)em saída”.

Abaixo, transcreve-se o convite do diretor do Secretariado Nacional da Pastoral Juvenil, o Padre Eduardo Novo.

“Caríssimos,

Em pleno ano da Vida Consagrada, em caminho com o Sínodo da Familia e num contexto de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Cracóvia 2016, surgem as IV Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil a realizar em Fátima de 25 a 26 de Setembro no Seminário do Verbo Divino, que terão como tema “O Jovem (t)em saída?” com a tónica da misericórdia na pastoral juvenil, alicerçada nas Bem – Aventuranças, que nos impulsiona e desafia nos caminhos da Nova Evangelização.

Elas destinam-se a animadores de jovens e a todos os que vivem/programam a Missão da Igreja, uma igreja em “saída” com identidade, compromisso e missão.

O objetivo é o encontro, em ambiente de proximidade, de peregrinação em comum, com todos os que trabalham com os jovens, para um crescimento e aprofundamento da fé e na fé, ajudando os animadores juvenis a envolverem e entusiasmarem a “saír ” para encontrar, para que os jovens possam descobrir o seu papel na sociedade, na igreja e no mundo ainda que numa cartografia de profundas e rápidas transformações.

O jovem (t)em saída? quer questionar, interpelar, despertar, abrir ao diálogo… será a juventude prioridade/sensibilidade para a Igreja? como a Igreja olha para os jovens, quem são os jovens? Quais os seus problemas? De que forma o jovem se sente em Missão? De que forma desperta a sua vocação ao amor? como a oração impele a “saír de mim” e a ir ao encontro do outro? Como é ser cristão no mundo?…

Para que, percebendo quem são os jovens hoje, situando-os nos círculos em que se desenvolve a sua vida, sejamos mais capazes do anúncio de Jesus Cristo, e, de actualizar a sua mensagem, (não porque o Evangelho seja novo, mas em novas linguagens) para “ir sem medo para servir”, como nos desafiava o Papa Francisco, nas últimas jornadas no Rio de Janeiro ” não tenham medo de levar Cristo a todos os ambientes”, fazendo mais uma vez, referência às periferias existenciais como lugares de evangelização.

Nestes dias faremos uma experiência conjunta de cultura, formação, entrega, serviço, oração e evangelização.

Um dos conferencistas convidado é o Pe. João Chagas responsável do setor jovem no CPL (Conselho Pontificio para os Leigos) e diretamente envolvido na organização das JMJ Cracóvia 2016, que nos vem falar dos contextos e desafios da juventude na europa e no mundo contemporâneo, e da JMJ’2016 jubileu dos jovens – jubileu da misericórdia.

Outros convidados como o Dr. Pedro Valinho, a Ir. Mafalda e o comentador Dr. Carlos Liz estarão também conosco a partilhar o seu olhar, as suas experiências e o seu saber neste caminho com os jovens.

Haverá também momentos de encontro e partilha nos trabalhos de grupo, o concerto orante será um momento de intensidade e intimidade.

Enviamos em anexo o cartaz com o programa, podem fazer a inscrição através do link: http://goo.gl/forms/xyi6F4TXjy

Podem também contatar-nos através do site e facebook:
www.dnpj.pt
facebook.com/departamentonacionalpastoraljuvenil

Unidos na Missão, numa misericórdia sem limites.

O Vosso,

Pe. Eduardo Novo”