Skip to content
Pastoral Juvenil
Menu
  • Início
  • Sobre Nós
    • A Pastoral
    • Os movimentos juvenis
  • JMJ Lisboa 2023
    • Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023
    • Peregrinação dos símbolos
  • Atividades
  • Notícias
Menu

Missa das Universidades

Posted on 19 de Novembro de 201423 de Janeiro de 2015

 

No dia 23 de outubro de 2014, na igreja do Coração de Jesus em Lisboa realizou-se a missa das universidades onde se celebrou, no início do ano académico e pastoral, o acolhimento dos primeiros anos, com os estudantes, docentes, investigadores e funcionários das escolas superiores de Lisboa. A eucaristia foi presidida por Dom Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, que depois da comunhão entregou um símbolo a cada representante das diferentes universidades. Este símbolo é constituído por um universo, por uma cruz e pelas fitas das cores correspondentes ao curso de cada “caloiro”. O universo simboliza a universidade do saber, marcada pela sabedoria de Cristo e a cruz simboliza a particularidade da vocação expressa nas cores académicas das Escolas. Depois da celebração foi-nos proporcionado um convívio onde nos apresentaram e deram informações de movimentos, organismos e grupos da pastoral universitária.

O Sr. Patriarca começou na homilia por felicitar as nossas escolhas e apelou à responsabilidade que nos é exigida pelos próprios cursos. Para o entendimento das leituras deste dia apresentou-nos três palavras-chave: Escolha, Relação e Espírito.

Além de todas as escolhas do nosso dia-a-dia absolutamente diferenciadas que cada um de nós toma, como por exemplo o curso que escolhemos, existe uma em comum que nos une a todos: a escolha de Cristo. Mas não é uma escolha qualquer é uma escolha que envolve um encontro pois “antes de o escolherem, sentem-se escolhidos por Ele”. É com base nesta escolha que formamos a Igreja que caminha, construindo uma Humanidade Nova do “Homem Novo” e para isso “temos de escolher antes de mais o Reino de Deus”. Depois o segundo conceito: Relação. “Relação viva com Cristo vivo”. E esta “relação com Jesus Cristo pode ser a qualquer momento em qualquer parte porque acreditamos que está ressuscitado o que possibilita uma relação viva com Cristo vivo ”. Toda esta relação não faria sentido se não nos tornássemos pessoas melhores, capazes de mudar, de ultrapassar obstáculos, de crescer interiormente e de dar frutos. Portanto “no meio de todas as vitórias e derrotas há uma relação que se pode manter com Jesus Cristo vivo fazendo de todos os vazios preenchimento, de todas as mortes vida e de todas as tristezas esperança”. E finalmente Espírito. “Desde o nosso baptismo (…), este espírito, esta relação viva que Jesus mantem com o Pai e o Pai com Jesus, este amor que entre eles circula e é criador de vida, está em nós e pode fazer que na nossa vida aconteça o que aconteceu na vida de Jesus ”. Penso que deverá ser este mesmo o objetivo da vida de um cristão. Conseguirmos abrir totalmente o coração a Deus, deixarmo-nos ser completamente moldados por Ele, sermos rostos da sua própria imagem, a partir do nosso testemunho de fé e através das nossas ações no dia-a-dia tal tal como Jesus Cristo fez. E isto só é possível se houver uma escolha que se transforme numa relação através do espírito.

Ricardo Dias

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

JMJ LISBOA 2023

A nossa Diocese vai ser Diocese de acolhimento na semana da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023! Ainda não sabes o que é a JMJ Lisboa 2023? Fica a saber aqui!

Visitar JMJ Lisboa 2023

Siga-nos

©2025 Pastoral Juvenil | WordPress Theme by Superbthemes.com