Skip to content
Pastoral Juvenil
Menu
  • Início
  • Sobre Nós
    • A Pastoral
    • Os movimentos juvenis
  • JMJ Lisboa 2023
    • Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023
    • Peregrinação dos símbolos
  • Atividades
  • Notícias
Menu

Vigília com Maria pelos cristãos perseguidos

Posted on 6 de Junho de 2015

“13 de Maio é uma data especial para qualquer Católico português. Ainda assim temos o nosso dia todo preenchido com aulas da faculdade, encontros, etc etc (porque atividades não nos faltam). Mas, mesmo assim, decidimos que vale a pena ir à Vigília que o CUPAV preparou pelos Cristãos perseguidos no Oriente nesse mesmo dia.

Vigílias de oração durante a noite são sempre um desafio, quer já as tenhamos feito 10 vezes ou nenhuma. Já tinha feito duas e mais uma era claramente bem vinda. Turnos das 1-2h e 4-5h da manhã? Sim, porque não? Sabemos que durante essa noite estaremos todos disponíveis em espírito e unidos em oração por uma causa. Causa esta que, neste caso, é realmente gravíssima e só a distância nos impede de perceber realmente as dimensões tomadas pelo problema.

Mas para melhor rezarmos certos assuntos, não há como os conhecer. E foi assim que começamos a noite, com um abrir de olhos para este verdadeiro drama. Uma explicação concisa mas suficiente. E, com Maria, já mais conscientes da realidade aterradora a que somos chamados a intervir em oração (juntamente com o Papa Francisco através das suas intenções), fomos guiados durante o terço que se seguiu.

E eis que chega o nosso turno. Dirigo-me à capela e tiro uma envelope. Mas antes de me focar no seu conteúdo apercebo-me que estou perante o Santíssimo e que isso exige de mim um processo de abertura interior para poder começar a oração. Sou então convidada eu própria a escrever uma carta a um Cristão perseguido (cuja identidade me é revelada no envelope). Escrevo-lhe palavras de ânimo, de gratidão pelo seu exemplo de vida, de esperança. Mas o mais incrível é saber que Cristo nos une, mesmo estando em pontos opostos no mapa. Foi esta confiança, acima de tudo, que me guiou durante a vigília.

Entrego então a carta à saída com esperança de que um dia chegue ao seu destinatário. Se não chegar fisicamente, há de chegar de outras formas que só Deus conhece.”

Mariana Barosa

 

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

JMJ LISBOA 2023

A nossa Diocese vai ser Diocese de acolhimento na semana da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023! Ainda não sabes o que é a JMJ Lisboa 2023? Fica a saber aqui!

Visitar JMJ Lisboa 2023

Siga-nos

©2025 Pastoral Juvenil | WordPress Theme by Superbthemes.com