Dar e Receber

Dar e Receber

“É sabido que os portugueses são um povo que, por natureza, responde positivamente a todas as ações de solidariedade. Imbuído nesse espírito esta semana proponho uma visita ao sítio dar e receber. Este “projeto que a Cáritas Portuguesa abraça em parceria com a ENTREAJUDA” é “o assumir do compromisso de por de pé um trabalho que vem potenciar o trabalho já desenvolvido no campo social por muitas organizações”.

Ao digitarmos o endereço www.darereceber.pt encontramos um espaço graficamente bem conseguido e com as opções disponíveis perfeitamente enquadradas.

Na página inicial além de alguns números em destaque rapidamente podemos escolher se o que pretendemos é “dar” ou então “receber”. Caso optemos por “dar” entramos na opção bolsa de voluntariado que é atualmente o maior sitio português de voluntariado. Aí é-nos dada a possibilidade de preencher os campos do motor de pesquisa que permite obter as várias causas que precisam do seu tempo.

Por outro lado podemos ainda saber quais são as instituições e empresas registadas. Se quiser conhecer testemunhos concretos de pessoas que dão do seu tempo para o dedicar aos outros basta que clique em “testemunhos”. Pode ainda ler todas as notícias que foram produzidas no âmbito do banco de voluntariado.

Vamos agora explorar a opção banco de bens online, que é “uma montra das necessidades materiais de Instituições e de famílias carenciadas, que permite a doação de bens e equipamentos com utilidade quando eles deixaram de nos fazer falta”. Aí podemos logo registar os nossos produtos que temos para dar, inserindo o tipo de bem, o distrito onde ele se encontra, a respetiva descrição e ainda imagens para melhor caracterizar o artigo. Se quiser saber quais os produtos que se encontram disponíveis para dar, basta que clique em “pesquisa de ofertas”. Muitas vezes temos a necessidade, enquanto indivíduos ou empresas, de saber quais necessidades expressas pelas Instituições e organizações registadas no Banco de Bens, para ficar a saber essa informação basta que aceda a “pesquisa de necessidades”.

Por último se precisa de ajuda ou conhece alguém que precisa de apoio, pode facilmente encontrar em “ajuda social” a Instituição de Solidariedade que pode dar resposta a essa necessidade. Aqui temos a “um motor de busca que permite pesquisar, de forma simples e intuitiva, as respostas sociais existentes (Instituições, organizações e grupos informais) para as mais variadas situações de carência, numa determinada área geográfica”.

Aqui fica então a sugestão porque “todos temos algo para dar e para receber”.

Referência Original