Skip to content
Pastoral Juvenil
Menu
  • Início
  • Sobre Nós
    • A Pastoral
    • Os movimentos juvenis
  • JMJ Lisboa 2023
    • Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023
    • Peregrinação dos símbolos
  • Atividades
  • Notícias
Menu

Laudato Si – Sobre o cuidado da casa comum

Posted on 15 de Julho de 201517 de Julho de 2015

laudato_siInformações

Título: Laudato Si – Sobre o cuidado da casa comum
Autor: Papa Francisco
Editora: Paulus
Número de Páginas: 167
ISBN: 9789723018806
Ano de Publicação: 2015

 

 

 

Sinopse

“Na sua segunda encíclica, o Papa Francisco lança «um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental, que vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós.»

Comentário

A segunda encíclica do Papa Francisco é uma chamada de atenção não só para católicos, mas para o público em geral. A urgência de pensamento ecológico e a sua relação com a problemática cultural e social são discutidas nesta encíclica, como o papa afirma: “a degradação da natureza está estreitamente ligada à cultura que molda a convivência humana.” Este Mundo que precisa urgentemente de ser cuidado, é criado continuamente por Deus que, ao vermos tudo como criação, é feito por Deus para todos, sem exclusividade, onde toda a criatura é convidada a avançar “juntamente connosco e através de nós, para a meta comum, que é Deus, numa plenitude transcendente onde Cristo ressuscitado tudo abraça e ilumina”.

Além do cuidado pelo meio-ambiente há cada vez mais uma maior necessidade por um cuidado e respeito também pelo ser humano, pela necessidade de uma “ecologia do homem”: “Se a crise ecológica é uma expressão ou uma manifestação externa da crise ética, cultural e espiritual da modernidade, não podemos iludir-nos de sanar a nossa relação com a natureza e o meio ambiente, sem curar todas as relações humanas fundamentais”. Faz-se assim a chamada de atenção para este cuidado pelo ser-humano, onde cada vez mais o Homem é visto como um ser descartável, alvo de exploração e abandono, onde é também necessário o respeito pelas diferenças entre homem e mulher.

A pessoa humana é vista então como um ser em comunhão com os outros e com o mundo que o rodeia, visto também como co-responsável por esta criação contínua de Deus.

Filipa Oliveira

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

JMJ LISBOA 2023

A nossa Diocese vai ser Diocese de acolhimento na semana da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023! Ainda não sabes o que é a JMJ Lisboa 2023? Fica a saber aqui!

Visitar JMJ Lisboa 2023

Siga-nos

©2025 Pastoral Juvenil | WordPress Theme by Superbthemes.com