Hoje, a Igreja, celebra a Quarta-Feira de Cinzas e dá-se início à Quaresma. O que significa isso?
A Quarta-Feira de Cinzas, marca o início do período quaresmal. E a Quaresma é, por excelência, um tempo de conversão e de preparação dos nossos corações para acolher o Tríduo Pascal (Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus). A Quarta-Feira de Cinzas celebra-se celebra-se 40 dias antes do domingo de Páscoa, iniciando assim o tempo litúrgico da Quaresma.
Na Eucaristia da Quarta-Feira de Cinzas são impostas, sobre a cabeça dos fiéis, as cinzas provenientes da queima dos ramos que foram abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Com essas cinzas, o presidente da celebração, faz o sinal da cruz de cada um dos celebrantes e diz-lhe: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e acreditai no Evangelho”.
Por ser um tempo de conversão, a Quaresma assenta em três atitudes de preparação de acolhimento do tempo da Páscoa:
1. O jejum – sendo que este jejum não é apenas de alimentos, mas também de vícios e de atitudes menos corretas;
2. A esmola – que nos convida ao despojamento e à partilha com os outros;
3. A oração – que nos faz ter uma relação mais próxima e mais especial com Deus.
O Evangelho de hoje, convida-nos a rezar “em segredo” ao nosso Pai, ou seja, a abrirmos o nosso coração à Sua presença e a deixá-Lo entrar, para que Ele o possa transformar e para que possa renovar todas as coisas.
Do Evangelho de Mateus 6,1-6.16-18.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tende cuidado em não praticar as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Aliás, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está nos Céus.
Assim, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa.
Quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita,
para que a tua esmola fique em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
Quando rezardes, não sejais como os hipócritas, porque eles gostam de orar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa.
Tu, porém, quando rezares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
Quando jejuardes, não tomeis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto, para mostrarem aos homens que jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa.
Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto,
para que os homens não percebam que jejuas, mas apenas o teu Pai, que está presente no que é oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa».
Como queremos viver esta Quaresma?
Queremos abrir o nosso coração e escutar aquilo que Deus tem para nos dizer?
Ou vamos rezar “de pé (…) e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens”?
Tal como Jesus se sacrificou por amor aos Homens, que nesta Quaresma também nos saibamos sacrificar por amor a Deus.
Boa caminhada quaresmal a todos.
Liliana Nabais