Skip to content
Pastoral Juvenil
Menu
  • Início
  • Sobre Nós
    • A Pastoral
    • Os movimentos juvenis
  • JMJ Lisboa 2023
    • Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023
    • Peregrinação dos símbolos
  • Atividades
  • Notícias
Menu

Disconnect

Posted on 27 de Maio de 201528 de Maio de 2015

Informações

Realizador: Henry Alex Rubin
Protagonistas: Jason Bateman, Jonah Bobo, Hope Davis, Frank Grillo
Ano de Lançamento: 2012
Duração: 115 minutos

Comentário

Disconnect é um filme que retrata alguns problemas da atualidade que envolvem os perigos e os excessos da Internet.

O título do filme pode ter duas grande leituras: “Disconnect” – “desligados”, retratando histórias de gente desligada do mundo para se ligar, apenas, virtualmente e viver num mundo de mentira; ou “Disconnect” – lido à luz do infinitivo do verbo – “desligar”, desliga-te, desse mundo que é uma mentira, desliga-te dessas relações perigosas que manténs, a troco da tua dignidade.

O filme é suportado por uma rede de personagens e de histórias cuja única ligação comum é a Internet. Temos um casal disfuncional, que perdeu um filho e que, desde essa perda, se tornaram em dois estranhos na mesma casa e que procuram na Internet e nas suas relações virtuais aquilo que o parceiro já não lhe dá, acabando por serem burlados e perderem todo o seu dinheiro. Conhecemos a história de uma família que não dialoga, onde os pais pouco conhecem o filho, que é vítima de bullying por dois colegas de escola que se fazem passar por uma miúda interessada nele, evoluindo a tal ponto a “relação” virtual que o levam a uma tentativa de suicídio. Temos, ainda, um jovem de rua envolvido numa rede de prostituição infantil que se envolve virtualmente com uma jornalista que lhe promete um futuro melhor, a quem dá uma entrevista sobre o seu modo de vida, que a faz progredir na carreira até esta rede infantil ser descoberta pelo FBI.

O filme não procura mostrar como seria melhor ou pior viver sem Internet, procura antes mostrar que estas histórias são realidades possíveis e que, vivendo numa cegueira humana de procura virtual das carências humanas, a Internet pode tornar-se num abismo e num poço sem fundo. A mensagem final do filme, que nos deixa um alerta, é que devemos cuidar das nossas relações familiares, das nossas relações humanas, sem refúgios e subterfúgios em ligações duvidosas e de origem desconhecida, pois nunca sabemos quem está do outra lado da rede.

Trailer

Citação

Everything you do, someone out there can see.

“Tudo o que fazes, pode ser visto por alguém, em qualquer parte.”

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

JMJ LISBOA 2023

A nossa Diocese vai ser Diocese de acolhimento na semana da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023! Ainda não sabes o que é a JMJ Lisboa 2023? Fica a saber aqui!

Visitar JMJ Lisboa 2023

Siga-nos

©2025 Pastoral Juvenil | WordPress Theme by Superbthemes.com