Skip to content
Pastoral Juvenil
Menu
  • Início
  • Sobre Nós
    • A Pastoral
    • Os movimentos juvenis
  • JMJ Lisboa 2023
    • Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023
    • Peregrinação dos símbolos
  • Atividades
  • Notícias
Menu

IV Domingo do Advento

Posted on 21 de Dezembro de 20148 de Fevereiro de 2015

ESCUTA

Escuta este salmo que brota de uma alma agradecida pelas maravilhas que Deus opera na história humana.
Na primeira leitura escutamos o desejo de Deus em vir habitar connosco, não numa casa de pedra, mas na casa da descendência do rei David, de onde vem o Messias. O grande rei tem boa intenção. Mas não somos nós que traçamos os planos a Deus, mas é Deus que associa o homem à sua obra de salvação.
Este é o grande “mistério” que é para nós. “Mistério” não trata de uma coisa que não se sabe, mas do que Deus, por graça, nos dá a saber, e que visto do nosso patamar é impensável. Maria pergunta: “Como será isso?” Não será com as nossas capacidades, mas pela graça de Deus, a quem devemos a obediência da fé.

VIVE

A obediência da fé, de que fala São Paulo, não é uma obediência cega. Seria cega se não conhecêssemos o amor que Deus tem por nós, manifestado no Seu Filho Jesus Cristo. Aí está a maravilha das maravilhas de Deus: o Seu Filho, nascido de uma virgem, vem até nós pela mão de Maria, para nos ensinar a amar como Deus. Esse é o grande mistério que nos é dado a conhecer e ao qual devemos a obediência da fé, ou seja, o seguimento. É a fonte do cântico de louvor que responde à misericórdia e bondade do Senhor. Vive também tu alegre, porque a Deus nada é impossível.

FAZ

O profeta responde ao rei: Faz o que te pede o teu coração, porque o Senhor está contigo. Mas repara como o Senhor, cheio de misericórdia, re-orienta o bom desejo do rei: Eu é que te vou fazer uma casa de descendência, de modo que Eu seja para ti um Pai e tu sejas para mim um filho. Para isso o Espírito Santo virá sobre ti. Tu apenas tens de aceitar e confiar. É o que Maria faz: Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim conforme a Tua palavra.
Talvez a tua vida não seja tão estéril como pensas. Esta semana recorda as lutas vencidas, os obstáculos superados, as mudanças operadas, as lições aprendidas. Tantas maravilhas que fazem da tua história a descendência de Deus. Termina a tua oração em cada dia com a confissão de fé: “Vós sois meu Pai, meu Deus, meu Salvador.”
Alegra-te! O Senhor está contigo.

IV Domingo do Advento

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

JMJ LISBOA 2023

A nossa Diocese vai ser Diocese de acolhimento na semana da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023! Ainda não sabes o que é a JMJ Lisboa 2023? Fica a saber aqui!

Visitar JMJ Lisboa 2023

Siga-nos

©2025 Pastoral Juvenil | WordPress Theme by Superbthemes.com