Pentecostes - Cheios do Espírito Santo

Pentecostes – Cheios do Espírito Santo

Há poucos dias, celebramos o dia de Pentecostes! Mas será que este dia fica por aqui?

Neste dia tão importante, celebramos a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos, eles que estavam cheios de medo, e não sabiam o que fazer para anunciar o Evangelho de Cristo!

Lê com atenção a leitura que se segue, e abre-te ao Espírito Santo, para que o teu coração possa ser transformado, assim como o coração dos Apóstolos!

Livro dos Atos dos Apóstolos (2, 1-13)

Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de uma forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam. Viram então aparecer umas línguas de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem. Ora, residiam em Jerusalém judeus piedosos provenientes de todas as nações que há debaixo do céu. Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou estupefacta, pois cada um os ouvia falar na sua própria língua. Atónitos e maravilhados, diziam: «Mas esses que estão a falar não são todos galileus? Que se passa, então, para que cada um de nós os oiça falar na nossa língua materna? Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia cirenaica, colonos de Roma, judeus e prosélitos, cretenses e árabes ouvimo-los anunciar, nas nossas línguas, as maravilhas de Deus!» Estavam todos assombrados e, sem saber o que pensar, diziam uns aos outros: «Que significa isto?» Outros, por sua vez, diziam, troçando: «Estão cheios de vinho doce.»”


Mesmo antes de o Espírito Santo vir sobre os Apóstolos, estes encontravam-se muito desorientados, e sem saber o que fazer para poderem anunciar Jesus, e até mesmo, alguns deles pensavam que seguir Jesus já era uma perda de tempo, e até por vezes poderiam pensar: “Que faço aqui?”, “Porque razão sigo eu Jesus?”, “Como posso testemunhar Jesus?”

Por vezes, o mesmo pode acontecer também contigo. Pensas que és demasiado pequeno, ou que não és bom o suficiente para Evangelizar, para anunciar JESUS! Mas repara, os Apóstolos também se sentiram assim VÁRIAS VEZES! E a melhor coisa que eles fizeram em relação a estes obstáculos foi: CONFIAR! Eles decidiram juntar-se todos, e esperar pelo Espírito Santo (confiar). Eles sabiam que o Espírito Santo não poderia falhar! Porque de facto, o Espírito Santo NUNCA falha! Nem hoje!

Por isso, se pensas que és inútil no teu dia-a-dia, e que não há nada que possas fazer para testemunhares Jesus, então estás enganado! Porque o mesmo PODER que desceu sobre os Apóstolos, pode hoje mesmo descer sobre ti também! Por isso: confia, e abre-te ao Espírito Santo.

Faz desta oração uma renovação do encontro com Jesus, porque é pelo poder do Espírito Santo que se fortalece a relação com Deus na oração, e que se recebe o ânimo para testemunhar uma verdadeira vida cristã até mesmo nas dificuldades do dia-a-dia!

Escuta agora este cântico, e deixa o teu coração ser transformado pelo Espírito Santo.

Deixa-te encher pelo Espírito Santo… E faz agora cerca de 5 minutos de silêncio. Reza. Se não sabes rezar, não faz mal. O Espírito Santo reza em ti, Ele habita no mais profundo do teu ser. Deixa que Deus te fale no silêncio.

“Deus é amigo do silêncio”


Faz com que esta relação com Jesus transborde para fora de ti! Cheio do Espírito Santo, através da oração, não tenhas medo, e anuncia Jesus! Podes estar a pensar: “Como posso anunciar Jesus se nunca estudei Teologia?”, “Como posso anunciar Jesus se sei tão pouco?”. Mas, quem disse que para anunciares Jesus precisas de saber muito? Anunciar Jesus trata-se apenas de CONFIAR no Espírito Santo, assim como fizeram os Apóstolos!

“Quando vos levarem às sinagogas, aos magistrados e às autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de dizer em vossa defesa, pois o Espírito Santo vos ensinará, no momento próprio, o que deveis dizer.” (Lc 12, 11-12)

Que maravilhas poderá Ele realizar em ti?
Confia no Espírito Santo e abre-te a Ele, deixa-O falar.
Deixa-O realizar em ti, agora mesmo, onde tu estás, e com quem tu estás, algo GRANDE!
Juntamente com os Seus DONS!
O AMOR, a ALEGRIA, e muitos mais!
Deixa-te ser marcado por estes dons, e partilha-os com os que te rodeiam!

Vai pelo mundo, e testemunha a ALEGRIA do encontro com Jesus!

“Anuncia o Evangelho, e se necessário, utiliza palavras” (S. Francisco de Assis)